Em Roma, Dra. Claudia Antonini participa de debate com Juristas sobre Cidadania Italiana por descendência
Assista a explanação de, Claudia Antonini, Advogada e CEO da cidadaniaitaliana.org, que participou e se manifestou no seminário organizada pelas Universidades La Sapienza e Paris Nanterre.
“Primeiramente obrigada Giovanni por ter tido a ideia do evento e assim nos dar a possibilidade de diálogo. Sou Claudia Antonini, advogada e presidente da associação dos tradutores públicos do Rio Grande do Sul. Estado brasileiro com 3 milhões de italianos que hoje enfrentam uma grave crise climática.
Então, gostaria de iniciar desconstruindo os mitos que nos cercam, com diálogo, com informação.
Hoje acordei novamente com uma matéria do canal 5 que falava sobre a queda demográfica italiana.
Mas que queda, pensei…
Se somos hoje 60 milhões na Itália e 80 milhões no mundo.
80 milhões que geram um valor econômico de 2500 bilhões de euros por ano nos países onde vivem.
80 milhões de embaixadores italianos no mundo, o seu soft power, a sua imagem e a sua reputação.
80 milhões de corajosos pois é preciso coragem para imigrar.
Valorizar a rede da diáspora – que ainda hoje não acabou, pois é um modus vivendi italiano – é uma estratégia competitiva e geopolítica promovida por muitos países ao redor do mundo. Vejam a China e a França.
A Itália possui um grande recurso humano e intelectual que, acredito firmemente, nenhum outro país possui.
Por que, então, desperdiçá-lo?
Quem pensa no futuro da Itália, sem causar grandes danos ao país, pode ignorar esta realidade?
Para continuar a existir, a Itália pode viver sem isso?
Só a coesão dos atores privilegiados desta cena, e esses atores somos nós, os italianos nascidos no exterior, o poder judiciário, os ministérios, o registro civil, os tradutores, aqueles que têm uma abordagem privilegiada do fenômeno, serão capazes de fazer a diferença, não permitirão que a Itália perca isso, o seu tesouro.
Além desta ação, temos ações junto ao Estado Civil Brasileiro para a utilização de documentos eletrônicos na Itália, a criação de um observatório para monitoramento da imprensa e tentando colaborar com os meios de comunicação de massa para uma correta difusão do tema a fim de evitar mal-entendidos e interpretações erradas.
Precisamos reunir consensos, precisamos saber falar com a opinião pública com uma só voz, combatendo as fake news, porque, está claro, reconhecer a cidadania é uma oportunidade para crescermos juntos.”.
Vídeo: Assista aqui a fala da Dra. Claudia Antonini